terça-feira, 11 de agosto de 2009

Gélson Lanches (Parte II)

Já falei sobre o Xis-Strogonoff do Gélson (se ainda não leste, basta dar uma olhada ali na direita que tem uma barrinha de pesquisa, bem no topo, daí tu podes digitar "gélson" ali e achar o post certo. OU usa o sistema de tags (logo abaixo da barra de pesquisa), clicando em, por exemplo, Xis-Strogonoff.), mas ontem lá voltei com a alemoa para jantar.

Desta vez, resolvemos arriscar. Se o leitor acompanha este blog, sabe muito bem que eu sempre comi Xis-Strogonoff no Gélson. Sabe também que o Gélson faz Xis pra quatro pessoas, o famoso Xis-Calota. Realmente recomendo que o leitor, antes de prosseguir, leia o post anterior sobre o Gélson, pois aqui me deterei apenas ao xis em si e às particularidades da noite.

Estava passando Inter x Sport Recife, final do turno do Campeonato Brasileiro. Uma bosta. Mas pelo menos era algo para assistir (leia-se: melhor que Ultimate Fighting). Estávamos só eu e a alemoa, então resolvemos pedir só meio xis. Depois de muito titubeio entre o Strogonoff, o Frango com Catupiry, o Filé ao Molho Branco e o Top Gélson, decidimos pelo Xis-Filé-ao-Molho-Branco (R$ 32 o inteiro, R$ 16 o meio), pela metade e dividido em dois.

Deve ter demorado uns 15 ou 20 minutos pro xis chegar. Dessa vez não houve a surpresa de ver uma montanha de strogonoff, pois o xis não era coberto pelo seu recheio, mas sim em disposição tradicional. O grande diferencial, claro, é que se trata na verdade de um quarto de xis, então os cortes no pão ficam evidentes. Mais um diferencial: embora o xis não viesse literalmente coberto de filé e molho branco, o recheio transbordava pachola para os lados do xis, uma linda cena. Pedimos sem catchup, sem mostarda (por motivos já esclarecidos em nosso primeiro post) e sem ervilha (por causa da alemoa). Isto incluía escalopes de filé, molho branco, cebola (não vi), salsa (não vi), maionese, alface, tomate, ovo e queijo.

Um problema: encarando o quarto de xis assim, diretamente, sem ser ofuscado por recheio em cima, nota-se que é meio pequeno comparado a um xis normal, e é quadrado. Isto não é um problema tão grande quanto no Joe's (por exemplo), pois trata-se (é sabido) de um xis arregadíssimo: Os nacos de filé são grandes e torudos, há de se cortá-los antes de comer, e o molho é bastante saboroso, embora não tenha tanta distinção do molho de Strogonoff quanto se espera que o faça.

A maionese é saborosa na medida certa, embora eu a considere desnecessária no xis, e acaba atrapalhando o sabor do molho branco (que, de branco, tem pouco). O tomate é bem fresco, e portanto presente, fornecendo um sabor bem adocicado junto com a maionese, um bom contraponto à carne e ao molho, bem salgado. O queijo é quase sem importância, não me lembro de ter reparado nele. O mesmo posso dizer sobre a salsa e a cebola, que, julgo, nem vieram. O alface é em quadradinhos (não cubinhos), e também some no resultado final. O molho, como no strogonoff, mostrou sinais de congelamento, apresentando-se "talhado" em alguns pontos, o que não atrapalha tanto, até ajuda a pegá-lo com garfo.

Com certeza esse é um xis do qual eu agüentaria comer meio. Fiquei até meio arrependido de não tê-lo feito, e a alemoa compartilhou deste sentimento. Problema: meio xis, embora mais arregado e com mais capricho que no Speed, acaba saindo por volta de quinze merréis, o que, embora não seja injusto, pesa bastante no bolso.

Sempre vale a pena ir no Gélson, se se está com pouca fome ou pouco dinheiro, basta levar alguém e dividir meio, não é uma monstruosidade mas já é uma janta decente. Se quiser pegar pesado na monstruosidade gastronômica sulriograndense, dá pra encarar meio inteiro sozinho, ou dividir um inteiro em dois, ou ir com duas pessoas e pedir dois meios, ou o que quer que seja. Estou planejando dividir um inteiro entre três pessoas e ver no que dá.

Nota final: 8,5

PS: A Heineken continua quatro pilas. Se beber, não jogue Top Gear 2.

7 comentários:

Anônimo disse...

cara tu tem que conhecer o xis do agápio lanches ali na josé de alencar
me agradece depois

J.P. disse...

em 'barrinha' de pesquisa, eu li 'barriguinha'. olho gordo.

Pedro HBr disse...

"se beber não jogue top gear 2"

nem rockband, nem guitar hero, nem super mario world, nem 'silvio santos'... hehehehehe

Anônimo disse...

Ι uѕed to be гeсommenԁеԁ thіѕ website by my
cоuѕin. I am not positiνе ωhеthеr оr not
this ρublish is wгitten through hіm as no
one elѕe underѕtаnd such ρarticulaг approхimatеly my ԁiffiсulty.
You're amazing! Thank you!

Feel free to visit my web blog: captchamania.com

Anônimo disse...

I аbѕolutеlу love yοur blog and fіnd
the mаϳοrity of your post's to be precisely what I'm loοking for.
cаn уou offer guest wгiterѕ to write
content foг yourself? I wouldn't mind composing a post or elaborating on a lot of the subjects you write in relation to here. Again, awesome blog!

My site http://193.170.42.133/

Anônimo disse...

I starteԁ utіlizing Green Light up now for over a
month. I have аlready been a heavy smoκe enthusiast for Thіrtу-fіve уears eating arounԁ A
couple of paсks eaсh day aѵerage.
My personаl mother that I also gοt Eco-friendly Smokе for has
been cigarette smоκing for the last 65 years!



Here іs my ωeb blog; green Smoke coupons

Anônimo disse...

Fԁа ѕtandards , only inside USA the thing is that , i woulԁ not nоw what they belіevе on but: 1 .
1 rеаl cigarete haωe Four thousand **** in it or higher , ok hey die ѕimply bеcause yo pеrfοrm canсer
or perhaps who nows , that's absolutly true. 2. one E-Cig consists of i do not know is just a exampel , 3-100 **** inside it . what years old prefere to light up if you want to quit ?? ask yourself choose the 3-100 or maybe Three thousand but not somting exactly the same like 40000 chemicals . so my opinion **** FDA or what the **** is the fact that name .

Here is my website: green smoke Coupon codes