domingo, 5 de julho de 2009

Santafé

O Santafé que conheci fica na Anita Garibaldi, bem pertinho do Zaffari (na verdade, fica bem do lado do posto que tem ali na esquina com a Silva Jardim, que era Ipiranga e agora é Shell), acho que eles têm outra lanchonete, mais pra zona Norte, não tenho certeza. O ambiente é bem legal, quem passa na frente vê os carros estacionados (se estaciona na calçada, bem recuada e com bom acesso, o problema são os manetas que estacionam torto ou deixam vagas que só cabe um fuca). A grande parte do bar é a céu aberto, e mesmo dentro a sensação é de semi-outdoors.
A parte "interna" é construída ao redor de um trailer, dentro do qual ficam as chapas. Como todo bom xis, dá pra ver a chapa de qualquer lugar do bar. Eu já conhecia o Santafé, e estive lá hoje com aquela que me o apresentou.

Em termos de cardápio, o bar é bem versátil. As bichinhas vão ficar bem felizes, visto que o bar tem, no cardápio, um xis vegetariano e um xis "simples"; só carne, queijo e, se não me engano, maionese. Assim os frescos não precisam pedir xis-salada sem salada. Os melhores xis custam 9,00, e o simples custa 6,50. Um pouco salgado, mas considerando a localização, sensato.

Uma curiosidade do cardápio: Os ingredientes básicos do xis do Santafé são alface, tomate, maionese e pão (a maionese é imperceptível e não lembro exatamente se ela está descrita no cardápio, que dá os ingredientes de todos xis). Isso quer dizer que, se tu gosta de milho, ervilha e ovo, tem que pedir e pagar mais ou menos uns 50 centavos ou um real. Tem também outras opções de "extras", entre elas bacon, cebola e queijo duplo.

O xis preferido daquela que me acompanhava era o "X Santafé". Como era a opção principal da moça, qualquer leitor homem pode concluir que era o mais caro. MAS, em defesa do sexo dito frágil, confesso que a minha opção custava o mesmo preço. O X Santafé, se não me engano, era de filé com quatro queijos (não tenho certeza, tenho que confirmar com a cosquerída). Ela sugeriu que pedíssemos esse, com o adicional da cebola.

A minha opção era o "X Malvado". No cardápio, é descrita a incomum combinação de calabresa com bacon. Ao receber esse xis pela primeira vez, o leitor (se não tivesse me lido) teria a agradável surpresa de encontrar, além da calabresa e do bacon, um hamburger de cerca de 70g.

O hamburguer é muito bom, temperado na medida certa e sem ser processado demais. A carne é dura o suficiente para oferecer certa resistência na mordida mas não periga vir toda em uma mordida só porque os dentes não conseguiram cortá-la direito (sim, é um xis de comer na mão e não no prato). O único problema do hamburger é que seu sabor é ofuscado pela calabresa e pelo bacon.

A calabresa é defumada, cortada bem fininha e bem frita, e por causa disso sua textura e sabor se confundem bastante com o do bacon utilizado. A linguiça não tinha gordura em excesso e nem pedaços bizarramente duros. O bacon é cortado em cubinhos e também é bem frito, a proporção do bacon é mais ou menos 40% gordura e 60% carne, eu acho muito bom assim. Estes dois ingredientes não são postos em camada, mas misturados sobre o hamburger, uma idéia muito boa. Embora de sabor muito marcante, o bacon e a calabresa não são arregados demais, então o xis não fica muito forte.

O pão é novo, e um pouco mais fino do que os pães standard de xis portoalegrense, o que deixa mais espaço pra carne. O tomate é cortado em cubinhos e é bem pouquinho, mais um ponto a favor. O alface é a melhor característica do reino vegetal: uma folha só posta em direto contato com a maionese, sem ser cortado em tirinhas ou qualquer coisa do gênero. O xis é prensado.

No geral, é um xis muito diferente e muito bom, as carnes interagem muito bem com os vegetais, e é tudo na medida certa. Pedimos um xis malvado partido ao meio e uma batata frita pequena (que não é lá tão pequena), comemos tudo e ficamos bem satisfeitos, tomando três cevas. As cevas foram um pequeno problema, pedimos uma polar e ela veio completamente congelada, derramando ceva afu. Trocamos para original e essa nem veio, também congelada. Ficamos com minha opção primeira: Serramalte.

Moral: Se tu quer um xis mega arregado e gorduroso, o Santafé definitivamente não é o lugar pra isso (dependendo do humor, acho que consigo meter dois xis deles). Se tu quer um xis legal pra levar a mina, é aqui mesmo. O clima é muito bom e o xis não é intimidante e é de muito bom paladar. Principais problemas: não é um xis monstro; não vem com ovo, milho e ervilha (tem que pedir e pagar mais por isso); a ceva veio congelada; é um pouco caro demais; o atendimento é um pouco lento e o tomate estava um pouquinho verde. Coisas massa: um xis com hamburger, calabresa e bacon; pouca salada e pouca maionese; bom pra levar a mina; ótimo ambiente onde se pode fumar à vontade; bom estacionamento.

Nota final: 8,9 (a alemoa ainda considera esse o melhor xis de porto)

Um comentário:

johnny & nanda disse...

Queremos ir!!!